AVALIAÇÃO EDUCACIONAL


Cada período vivenciado ao longo da história da humanidade foi regido por paradigmas que estabeleceram modelos ou padrões a serem seguidos em determinadas situações. Eles são como normas orientadoras de grupos, estabelecem limites e determinam como um grupo deve agir dentro desses limites. Contudo, na medida em que o tempo vai passando, tais modelos são superados por outros que surgem, e assim sucessivamente.


A respeito do tema exposto acima, avalie as asserções a seguir:


I.  Durante a Idade Média, o acesso ao conhecimento era controlado pela igreja que se preocupou em erradicar o analfabetismo.

II. Na Sociedade Moderna, o poder sobre a educação foi retirada da Igreja e passou para mãos do Estado que tratou de oferecer uma educação mínima para os operários das fábricas.

III. Na atualidade, os recursos de multimídia e hipermídia, não garantem a qualidade da educação e o professor deixa de ser considerado como aquele que detém o conhecimento.


Está correto o que se afirma em:



II e III, apenas.


II, apenas.


I e III, apenas.


I, II e III.


I, apenas.

A LDB 9.394 de 1996, trouxe contribuições importantes para a organização das práticas escolares. Podemos afirmar que tais contribuições, no que se refere às práticas avaliativas:


não garantem que a aprendizagem seja, de fato, posta como princípio que norteia as atividades escolares;


obrigaram,  por meios legais, que escolas públicas passassem a praticar a avaliação formativa em todo o território nacional; 


fizeram com que os professores passassem a valorizar mais a aprendizagem dos seus alunos do que as notas obtidas nos exames finais; 


contribuiram para que a avalição passasse a ser considerada como prática eficaz para o controle de comportamentos inadequados em sala de aula; 


contribuem para que professores e alunos, de uma forma geral,  compreendam o alcance de suas atividades avaliativas; 

Para Hoffmann e Luckesi, os processos avaliativos não podem ser confundidos com instrumentos de avaliação. Para eles, os processos avaliativos:


necessitam de provas bem elaboradas e com questões, preferencialmente, objetivas;


requerem a atenção do aluno no sentido de buscar sozinho meios para superar as  dificuldades reveladas nas provas;


são independentes do processo de ensino-aprendizagem dos educandos;


requerem do docente a atenção do momento ou estado de aprendizagem do aluno rumo à construção de um novo conceito;


são representados pelas provas, testes, questionários e exames finais;

Na perspectiva formativa de avaliação, os erros cometidos pelos alunos nas provas e testes aplicados em sala de aula merecem total atenção do professor, pois:


os erros e os acertos revelam o resultado da aprendizagem, uma vez que fica evidente quais alunos se empenham e estudam e quais não tem o hábito de estudar;


os erros e os acertos  devem ser analisados, pois mostram  ao professor os conhecimentos já construídos pelos alunos e os que ainda merecem a sua atenção e cuidado;


os erros e os acertos permitem ao professor verificar com mais precisão os resultados obtidos pela turma, facilitando a sua análise e o lançamento das notas nos diários da classe;


os erros significam a ausência de conhecimento adequado do educando;


os erros e os acertos permitem ao professor classificar os alunos da turma permitindo uma melhor aferição da aprendizagem deles;

Hoffmann (2001) faz uma crítica àqueles que consideram que os professores com altos índices de reprovação em suas turmas, possam ser considerados como sinônimo de qualidade na formação de seus alunos.

 

Para a autora a avaliação:

I. deve oportunizar ao professor uma leitura atenta tanto dos resultados já alcançados pelos educandos, quanto dos conceitos que ainda não foram aprendidos, para replanejar do ensino;

II. deve facilitar a vida do estudante, contendo questões sempre fáceis para que ele não desista de estudar, uma vez que todo o aluno deve permanecer na escola;

III. deve procurar revelar os erros dos alunos para que eles se conscientizem em estudar mais, a fim de se prepararem mais e melhor.

IV. deve permitir a observação atenta do progresso dos estudantes para o professor planejar atividades que oportunizem a eles um avanço ainda maior.

 

Marque a alternativa que contenha somente afirmativas corretas:


I, II e IV;


II e III;


I, II, III e IV;


III e IV;


I e IV;

Estamos vivendo em plena “era da comunicação”, em um período de grande utilização de recursos tecnológicos. As tecnologias em escala crescente vêm sendo utilizadas na educação.

Com base nisso e nas leituras realizadas, aponte entre os itens a seguir, quais estão corretos:

I. Os professores estão sendo desafiados, a todo o momento, a responder a situações-problema da prática educativa escolar que exigem instrumentalização didático-pedagógica e conhecimentos atualizados.
II. Os professores são considerados eternos aprendizes, mesmo que em uma dimensão e nível diferentes dos alunos.
III.  Os professores, a partir do uso das tecnologias, garantem a qualidade da educação.
IV. Os professores continuam sendo vistos como os detentores soberanos do conhecimento produzido pela humanidade.

Estão corretas as afirmativas:


I, II e III, apenas;


I e II apenas;


II e III, apenas;


Todas as afirmativas estão corretas.


I, III e IV, apenas;

Na educação infantil, o sucesso quanto ao desenvolvimento de todas as crianças é fundamental. Contudo, para que esse sucesso aconteça, exige do professor algumas competências no que se refere à organização do seu trabalho que evolve: educar, brincar e cuidar.

 

Com base no que foi exposto anteriormente, anise as afirmativas:

I.   Elaborar atividades instigantes, desafiadoras e, ao mesmo tempo, compatíveis com o desenvolvimento de seus alunos, sendo capaz, ao mesmo tempo, de reconhecer os conhecimentos prévios que as crianças têm acerca dos assuntos que irão compor a atividade e tirar proveito disso, instigando as crianças a avançar sempre.

II.  Evitar misturar crianças de turmas e idades diferentes para não gerar conflitos ou prováveis brigas entre os alunos, são atitudes essenciais que envolvem o cuidar, brincar e educar; ao propor brincadeiras, escolher sempre aquelas que não perturbem o silêncio das atividades que estão sendo realizadas nas outras salas da escola; preparar atividades especiais para as crianças com necessidades educacionais especiais afim de serem aplicadas de forma individual para esses alunos.

III.  Valorizar a diversidade e permanecer atento às características individuais de seus alunos, realizando atividades diversificadas, instigantes, que envolvam todo o grupo de crianças, propondo desafios cuja resolução leve os alunos a uma aprendizagem efetiva.

 

A seguir, marque a alternativa que contém as afirmativas identificadas como corretas:

 


I, II e III.


II, somente.


III, somente.


II e III, somente.


I e III, somente.

O PISA - Programa Internacional de Avaliação de Estudantes visa permitir aos organismos responsáveis pela política educacional desenvolver mecanismos de compensação que superem gradativamente as desigualdades educacionais.

Verifique as afirmativas a seguir, sobre o PISA, se estão corretas ou não.

I.  O PISA é realizado a cada dois anos e avalia alunos dos anos iniciais do ensino fundamental.

II. O PISA foi concebido no sentido de clarear sobre questões de interesse dos governos para a melhoria da educação.

III. As domínios avaliados pelo PISA abrangem a gramática normativa da língua portuguesa e a matemática.

IV.  Uma das questões enfatizadas pelo PISA se refere à influência da qualidade dos recursos escolares sobre os resultados alcançados pelos alunos.

V.  No Brasil, o órgão escolhido para coordenar o PISA é o OCDE e o órgão que coordena o PISA a nível internacional é o Inep.


Marque a alternativa que contém somente os itens corretos:


I, II e V


Todas as afirmativas estão corretas.


II, IV


I, III e IV


II, III e IV

O PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, instituído em 2012, tem como proposta alfabetizar todas as crianças até oito anos de idade. A seguir, marque a alternativa que identifica a prática avaliativa utilizadas pelo PNAIC:


A Provinha Brasil elaborada e distribuída pelo Inep visa investigar o desenvolvimento das habilidades relativas à alfabetização e ao letramento em Língua Portuguesa e Matemática de crianças matriculadas no 2º ano do ensino fundamental das escolas públicas brasileiras.


A Aneb – Avaliação nacional da educação básica, que por meio da Prova Brasil, fornece os dados de rendimento escolar e nível de alfabetização e letramento dos alunos do terceiro ano do ensino fundamental.


A ANA que avalia os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa e Alfabetização Matemática de alunos do 3º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas.


A Anresc- Avaliação nacional do rendimento escolar – conhecida como Prova Brasil e a Avaliação Nacional da Alfabetização, elaborada e distribuída pelo Saeb e que tem como objetivo avaliar os níveis de alfabetização e letramento de crianças do terceiro ano do ensino fundamental.


A Prova Brasil elaborada e distribuída pelo Saeb visa investigar o desenvolvimento das habilidades relativas à alfabetização e ao letramento em Língua Portuguesa e Matemática de crianças matriculadas no 2º ano do ensino fundamental das escolas públicas brasileiras.

 

 

João cursa o nono ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Seu grande desejo no momento é passar de ano e entrar para o Colegial.

As disciplinas que ele mais gosta são Português e Inglês, mas não se sai bem em matemática e química. Na semana que antecedeu ao exame final da disciplina de matemática, o professor passou exercícios em sala de aula afim de preparar melhor os alunos para a realização do exame.

João conseguiu resolver corretamente oito dos dez exercícios que o professor passou, entretanto, não comemorou o seu bom desempenho nas atividades, pois o que realmente importa para João, é tirar uma boa nota no exame e passar de ano. Na verdade ele está com muito medo de não passar.

O professor corrigiu os exercícios na sua mesa na medida em que os alunos terminavam e entregavam. Ficou surpreso ao corrigir os exercícios realizados por João e, ao entregar a folha de exercícios corrigida, diz:

- Muito bem João! Pena que esses exercícios não valem nota. Mas agora quero ver você tirar dez no exame final!

Marque a alternativa que melhor representa a situação descrita acima:

 


A situação é pertinente a uma prática educacional que utiliza a avaliação para o controle da disciplina.


A situação é pertinente a uma prática escolar que valoriza mais a cultura da nota do que a cultura do aprender.


A situação é pertinente a uma prática escolar que valoriza mais a cultura do aprender do que a cultura da nota.


A situação é pertinente a uma prática educacional progressista que valoriza os avanços do aluno.


A situação é pertinente a uma prática educacional cujo processo ensino-aprendizagem é mais valorizado que o resultado final.

Páginas: 1234567